Ictiologia (aprox. 12 mil exemplares) – Peixes conservados em álcool, oriundos do Brasil, Uruguai e Argentina, além de espécimes do Canadá. Do Brasil, predominam indivíduos, em sua grande maioria, do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Entretanto, encontram-se também espécimes de outros estados como Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Goiás, Amazônia, Bahia e Pará.
Ornitologia (471 exemplares) – Aves taxidermizadas e em meio líquido, além de certos ovos de aves. Os exemplares são provenientes, em sua grande maioria, do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, contendo alguns poucos espécimes de outras regiões do Brasil. Encontram-se também determinados indivíduos da Argentina, Europa e África.
Herpetologia (596 exemplares) – Répteis e anfíbios conservados em álcool, taxidermizados, crânios e esqueletos. Composta por lagartos, serpentes, tartarugas, sapos, rãs e pererecas, oriundos em sua grande maioria do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Grande do Sul, peixes da Chapada do Araripe e mamíferos do Rio Grande do Sul. Encontram-se também elementos fósseis de vertebrados como dentes de peixes, tubarão, arcossauros e mamíferos pleistocênicos. Dentre os materiais do RS encontra-se o holótipo do gênero Cerritosaurus, que até então é o único exemplar já coletado para esse táxon.
Coleção Didática: