Histórico

O acervo do Museu Anchieta de Ciências Naturais começou a ser formado em 1908 pelo padre jesuíta Pio Buck, idealizador e grande responsável pelo desenvolvimento do Museu Escolar de História Natural do Colégio Anchieta, assim denominado na época. O Pe. Pio Buck realizou diversas excursões para coleta de material científico, percorrendo os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Nesse contexto, o Museu tinha como principal atividade a pesquisa e a organização de coleções formadas a partir de exemplares da fauna e flora do Rio Grande do Sul.

Outro ilustre colaborador para a expansão do acervo do Museu foi o naturalista e educador do Colégio Anchieta, Pe. Balduíno Rambo. Interessado desde cedo em Botânica, intensificou seus estudos nessa área dando início ao Herbarium Anchieta do Colégio Anchieta em 1932. Estima-se que em 1960 suas coletas já ultrapassavam o número de 65 mil exemplares da flora brasileira. Desse material, foi gerado o Herbário Didático que se encontra depositado no Museu Anchieta. Os demais exemplares da coleção botânica do Pe. Balduíno Rambo hoje integram o acervo do Instituto Anchietano de Pesquisas/UNISINOS, em São Leopoldo.

O Museu Anchieta de Ciências Naturais recebeu esse nome a partir dos anos 1970. Com o falecimento do Pe. Pio Buck, em 1972, o Museu passou a ser coordenado pelo professor que durante muitos anos vinha trabalhando ao seu lado, notadamente auxiliando na coleta, classificação e organização da Coleção Entomológica (insetos): Fernando Rodrigues Meyer. Sob sua coordenação, o Museu intensificou suas atividades pedagógicas e didáticas, sobretudo devido ao constante contato mantido entre ele e os alunos, fruto de sua dedicação e paixão pelo seu ofício. Não por acaso, o professor Fernando é, nos dias de hoje, o colaborador mais antigo em atividade do Colégio Anchieta, sendo reconhecido e admirado por diversas gerações de alunos. Desde 2017, o Museu Anchieta atua sob a coordenação do professor José Francisco Flores, professor de Física do Anchieta desde 1986, doutor em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS.

Atualmente, o Museu Anchieta abriga um acervo de diversas tipologias, distribuído em Coleções Científicas, incluindo materiais Biológicos, Geológicos, Arqueológicos e Etnográficos, devidamente preservados e catalogados com vistas à pesquisa científica e tecnológica por profissionais da área. Possui também um importante acervo bibliográfico e documental sobre a história do Museu e das Ciências Naturais.

No âmbito educacional, compromete-se com o estudo e ensino das ciências naturais por meio de diversas atividades, como aulas práticas, oficinas, visitas guiadas, cursos e exposições destinadas a alunos e professores da comunidade escolar em geral. Para tanto, o Museu dispõe de uma Coleção Didática, passível de manipulação, composta por exemplares verdadeiros, réplicas, jogos e diversos objetos pedagógicos.

Ainda sendo marcante o caráter educativo, as atividades de cunho científico diferenciam o Museu Anchieta de outros museus em espaço escolar, abrigando materiais de elevado valor para pesquisas, como por exemplo, os espécimes-tipo, que correspondem aos espécimes que serviram de base para a descrição de novos táxons.

Os investimentos, incentivos e a valorização do acervo do Museu pela Direção do Colégio Anchieta mostram-se fundamentais para a continuidade e expansão dessa instituição centenária que, ao longo de várias gerações, através do empenho de profissionais dedicados e qualificados, em muito contribuiu e continua contribuindo para cativar o interesse de jovens e adultos pelas ciências naturais.