Projeto que prevê a inclusão de língua adicional no currículo é fruto de trabalho colaborativo com a UNISINOS.

Os preparativos para a implantação do Currículo Bilíngue Integrado da Educação Infantil do Colégio Anchieta, prevista para 2021, estão em andamento. Os professores e gestores pedagógicos que atuam na Educação Infantil – área na qual inicialmente será aplicada a abordagem pedagógica – estão realizando um curso de extensão, com caráter teórico-prático, ministrado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

O projeto do Currículo Bilíngue Integrado (CBI), que começou a ser concebido em 2019, é uma parceria entre o Colégio Anchieta, a Rede Jesuíta de Educação (RJE) e a Unisinos, por meio do  U_Education – Programa Bilíngue  – Unilínguas e Instituto de Inovação para a Educação. O processo de diagnóstico e conhecimento da realidade da Educação Infantil pelos docentes da universidade incluiu o mapeamento dos espaços, compreensão da estrutura e observação das aulas.

A educação bilíngue deverá fazer parte da rotina escolar das crianças de forma integrada, permitindo experiências em momentos como a acolhida na chegada à aula, momento da roda, hora do lanche e das brincadeiras, nas aulas especializadas, nos projetos pedagógicos e nos diversos ambientes de aprendizagem do colégio. “Na perspectiva da formação integral da criança, um dos valores da nossa instituição, esse processo de inovação será incorporado ao dia a dia e à rotina de sala de aula, possibilitando o desenvolvimento de competências tanto na língua inglesa quanto portuguesa”, destaca o Diretor Acadêmico Dário Schneider.

De acordo com a coordenadora do Serviço de Orientação Pedagógica, professora Dóris Trentini, o Colégio estima a ampliação do tempo dedicado ao idioma de forma integrada às vivências das crianças, tanto em sala de aula, quanto nos demais espaços escolares – de um para seis períodos semanais – dentro da carga horária já existente. Além disso, o quadro funcional de professores também será aumentado, com a contratação de mais profissionais para atender a demanda.

A prática do CBI prevê a articulação com os campos de experiência e o planejamento integrado entre a professora titular da turma e os demais professores especializados, incluindo momentos de codocência. A partir da ressignificação da abordagem pedagógica e a construção de um novo olhar sobre “as infâncias” e os processos formativos na etapa da Educação Infantil, a instituição deseja garantir aprendizagens contextualizadas e significativas para as crianças. “Nesse sentido, os docentes envolvidos na proposta bilíngue devem reconhecer-se como educadores bilíngues, responsáveis por desenvolverem propostas de aprendizagens nas duas línguas”, explica Dóris.

Gradativamente, o Currículo Bilíngue Integrado da Educação Infantil será aplicado nas demais etapas da educação básica, como Ensino Fundamental I, em 2022; e Ensino Fundamental II e Ensino Médio, em 2023.

A construção do CBI e a sua implementação, tem no horizonte os pressupostos e fundamentos da Educação Jesuíta, os princípios e valores da Pedagogia Inaciana e a atualização da proposta educativa do Colégio Anchieta, buscando uma educação cada vez mais comprometida com o desenvolvimento da cidadania global, com a interculturalidade e com uma metodologia em que línguas e cultura atuam de maneira integrada.