Encerra-se um ciclo. Ficam guardadas no coração as memórias de um tempo de brincadeiras e de descobertas. Inicia-se um novo tempo, com novas aprendizagens, novas professoras e novos ambientes de convivência. A despedida e a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental trazem emoções e expectativas sobre o período mais longo da vida escolar.

Desde o mês de novembro, as professoras do Infantil C vêm trabalhando com as crianças diversas estratégias para o fechamento dessa etapa escolar. Desde expressar suas emoções em uma tela, explorar a Sacola de Memórias, abrir a cápsula do tempo até a despedida junto das famílias, os pequenos se preparam para uma nova etapa, já no Ensino Fundamental.

A primeira atividade desenvolvida com as crianças propõe um resgate de todo o ano. As professoras revivem com elas tudo o que aconteceu e que depois será expressado a partir da pintura da tela. A professora Tairine Matzenbacher explica que é por meio da arte que as emoções estão sendo exploradas neste momento. “Por meio dessa sensibilização, as crianças percorrem suas memórias emocionais, algo muito particular de cada uma e colocam na tela, em forma de pintura. Essa tela irá compor juntamente com outros materiais a Sacola de Memórias, que será aberta no momento de encerramento realizado com as famílias, neste ano, via Teams”, destaca.

Marcado para os dias 17 e 18 de dezembro, esse momento de encerramento, que acontecerá de forma remota promete muitas emoções. “As professoras estão preparando um momento muito especial para esse encerramento. Mesmo que de forma virtual, nossa intenção é resgatar o percurso trilhado ao longo do ano para nos despedir das crianças e suas famílias”, acrescenta Tairine.

Transição para o Ensino Fundamental

A mudança para o Ensino Fundamental envolve uma série de estratégias pedagógicas que possibilitam a descoberta dos novos espaços que eles ocuparão em 2021. Para isso, segundo Tairine, as crianças iniciaram um reconhecimento dos espaços do novo prédio por meio do tour virtual 360º, ferramenta disponibilizada no site do Colégio Anchieta que oferece uma visão de todos os ambientes de aprendizagem da Instituição, incluindo Morro do Sabiá e Vila Oliva. “Junto com as professoras de Linguagem Digital da Educação Infantil e do 1º Ano, trabalhamos com esse passeio virtual para instigar as crianças a pensarem sobre os espaços”, explica.

Na sequência, as crianças escreveram cartinhas para os alunos do 1º Ano com suas principais dúvidas sobre essa nova etapa. Na semana seguinte, as turmas do Infantil C receberam as respostas das cartas e visitaram os espaços mais abertos do Prédio B, como corredores e pátios. “Adotamos todos os cuidados necessários de acordo com as normas sanitárias vigentes, mas sem deixar de viver esse momento tão especial que é a passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental”, completa Tairine.