Durante o período de férias, os longos corredores do Colégio Anchieta nem parecem os mesmos. Ficam mais silenciosos e vazios, espelhando a falta de movimentação  nas salas de aulas. Contudo, a instituição continua em atividade  e, assim como as famílias, também se prepara para o próximo ano letivo.

No início de 2022, a estrutura do Colégio foi melhorada em diversos pontos, com reformas de banheiros e de quadras poliesportivas, acessibilidade de estacionamentos e novas construções muito aguardadas pela comunidade anchietana.

Educação Infantil ganha nova pracinha e revitalizações  

Uma das novidades é a nova pracinha da Educação Infantil. Parte importante da obra, que deve ser concluída até a primeira quinzena de março, é o piso em borracha de etileno-propileno-dieno (EPDM): “é uma borracha moderna e de alta qualidade, resistente à proliferação de bactérias, ao cloro e aos raios UV”, explica Cristina Guzinski, Coordenadora do Setor Comunitário.

Projeto da pracinha da Educação Infantil. Imagem meramente ilustrativa.

Conforme a equipe pedagógica da Educação Infantil, a pracinha foi projetada para que as crianças “possam interagir com os pares e educadores, desenvolvendo aspectos relacionados à psicomotricidade, à convivência, à imaginação e à ampliação de repertórios, por meio de brincadeiras livres e dirigidas”. São as crianças que ficarão encarregadas de escolher um novo nome para a praça, que antigamente chamava-se “Pátio do Quiosque”. A estrutura física da nova construção incluirá:

 

 

– Disco voador (morrinho) com escorrega e túnel;

– Gangorra em nível;

– Cama elástica;

– Escorregador na caixa de areia;

– Trepa-trepa.

Além da renovação da praça da Educação Infantil, outras melhorias na unidade incluem a revitalização do gramado e de alguns brinquedos da Praça do Bosque, assim como a nova pintura das quadras e dos brinquedos alocados na pracinha próxima ao pomar e à horta.

 

Nova quadra de areia poliesportiva

Quadra poliesportiva de areia fica próxima ao campão.

Outra novidade no campus é a quadra poliesportiva de areia, que deverá ser palco para as práticas de Beach Tennis, Beach Volleyball e Beach Handball. Medindo 33 metros por 20, o espaço comportará, por vez, uma quadra handball ou três de volleyball ou três de beach tennis. A construção, que acontece em um momento em que os esportes de areia têm ganhado cada vez mais adeptos na capital, surgiu a partir da escuta de estudantes e de familiares com professores e equipe no dia a dia. “Abrir novos espaços para atividades físicas no colégio aumenta as possiblidades de oferta e contempla um número maior de estudantes interessados por esportes praticados nesses ambientes”, destaca a Supervisora do Centro Esportivo, Márcia Machado.

Esportes têm o grande benefício de unir o prazer ao trabalho corporal, mas também demandam cuidado. Conforme Márcia Machado, no caso das quadras, a areia amortece o impacto dos movimentos intensos provocados pelas práticas, possibilitando os movimentos dinâmicos dos esportes, mas evitando lesões. Em 2022, os esportes de areia serão ofertados para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II à 3ª série do Ensino Médio como atividades da formação complementar. Além disso, os alunos da 1ª série poderão experienciar as atividades em disciplinas eletivas do Novo Ensino Médio.

 

CBI se estende ao Fundamental I

CBI foi implementado no Colégio em 2020, iniciando pela Educação Infantil, e agora se estende ao Fundamental I.

Dentro de sala de aula também há grandes novidades. Em 2022, o Currículo Bilíngue Integrado se estenderá aos alunos do 1º ao 5º do Ensino Fundamental, oportunizando conexões entre as Línguas de forma contínua e gradativa no cotidiano do (a) estudante, ampliando, assim, o seu conhecimento de mundo e suas habilidades comunicativas. De acordo com Adriana Bassi, orientadora pedagógica do Ensino Fundamental I, três períodos serão em língua inglesa, com a professora especialista de língua inglesa. Nos outros 4, a mesma professora de língua inglesa estará junto com uma professora titular ou com professores especializados trabalhando em codocência. “Isso vai fazer com que o aluno tenha uma imersão nesse inglês. Eles terão inglês todos os dias da semana”, finaliza Adriana.

A carga horária semanal passará de 20 para 25 horas/aula, resultando em um aumento total de 200 horas/aula no ano letivo. Clique aqui para saber mais.

 

Implementação do Novo Ensino Médio

Além disso, inicia neste ano a implementação do Ensino Médio, que oferta novas possibilidades aos estudantes nas áreas de conhecimento.  A mudança será gradual, começando pela 1ª série de 2022. As turmas da 2ª e 3ª séries continuarão com o currículo anterior. 

Novo Ensino Médio amplia oferta de disciplinas do currículo base e eletivas para a 1ª série.

No Colégio Anchieta, o novo currículo foi elaborado pela comunidade escolar a partir das aspirações dos alunos. “Nós escutamos os estudantes e fizemos uma pesquisa: quais são as grandes áreas de que eles gostam?”, conta Cleiton Gretzler, Coordenador da Unidade de Ensino Fundamental II e Ensino Médio. 

A Formação Básica, composta pelas disciplinares regulares, será válida para todos e totalizará 60% das aulas. O restante das disciplinas faz parte das Trilhas do Itinerário, compostas pelas trilhas e eletivas escolhidas pelos próprios alunos.  Além disso, também existirão Disciplinas Eletivas. Elas oferecem uma série de atividades que estão alinhadas às aspirações pessoais dos estudantes e aos seus projetos de vida:

– Cinema e história

– Esportes/práticas corporais

– Teatro

– Música e neurociência

– Jogos digitais

– Dança e saúde mental

– Geopolítica

O que torna as Disciplinas Eletivas ainda mais interessantes é a independência em relação às trilhas. Elas são totalmente livres e optativas, ou seja, não precisam estar vinculadas à trilha escolhida. “O aluno acha que deve cursar Pesquisa Científica, mas à tarde poderá fazer Teatro, porque na verdade ele pode experimentar ou conhecer outras possibilidades”, exemplifica Maria Isabel Xavier.

Novos recursos digitais para uso em sala de aula

Nos últimos dois anos, os avanços tecnológicos, impulsionados pela pandemia do Covid-19, trouxeram o digital para o dia a dia da vida acadêmica dos estudantes. Frente a essa nova realidade, o Colégio Anchieta acredita que a lógica do mundo digital deva compor a coletividade de habilidades previstas para os estudantes deste novo contexto global. Pensando nisso, alunos do Fundamental II, do 6º ao 9º ano, e da 1ª série do Ensino Médio passarão a contar com o recurso de livros digitais, interativos e em HTML, e de Edtechs em seus ciclos de aprendizagem.

Livros digitais e Edtechs agora fazem parte da rotina de alunos do Fundamental II e da 1ª série do Ensino Médio.

As Edtechs consistem em uma série de simuladores, jogos adaptativos, ferramentas baseadas em projetos, laboratórios científicos virtuais, plataforma de correção e prática de redação, entre outros. “Estamos seguindo adiante, entrando em um clima tecnológico, mas educacional”, resume Patrícia Gomes, professora e orientadora pedagógica na instituição.

Para atender às demandas do processo de ensino-aprendizagem, o Colégio fará o empréstimo de um Chromebook Lenovo por aluno para Ensino Fundamental II e um Samsung por estudante do Ensino Médio, para uso em sala de aula e em casa. Os professores também terão acesso ao Chromebook, garantindo uma experiência digital para todos. Para fins pedagógicos e de segurança, o aluno somente poderá utilizar o dispositivo emprestado dentro do espaço escolar.

“A ideia é entregar ao aluno uma vivência tecnológica que proporcionará a prática de novas habilidades, que são tão requisitadas hoje em dia, em concomitância às já desenvolvidas e que continuarão em nosso fazer pedagógico diário”, explica Cleiton Gretzler, Coordenador de Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Enquanto isso, a implementação do Serviço de Orientação Pedagógica fará com que a gestão pedagógica tenha um acompanhamento ainda mais personalizado em relação ao desenvolvimento dos estudantes.