ASCOM / Gabriel Perrisé - data: 05/11/2010 - Professor doutor em filosofia, Gabriel Perissé. foto:Marcos Mendes  /LUZ

ASCOM / Gabriel Perrisé – data: 05/11/2010 – Professor doutor em filosofia, Gabriel Perissé.
foto:Marcos Mendes /LUZ

A formação dos professores do Colégio Anchieta é um processo contínuo que contribui para seu desempenho pessoal e profissional. Pensando nisso, a instituição irá trazer, no dia 21 de março, a palestra “Pedagogia do Encontro”, que será ministrada por Gabriel Perissé aos professores.
A partir de estudos da obra do autor espanhol Alfonso López Quintás, que também foi tema do doutorado do palestrante, Perissé desenvolveu uma proposta chamada Pedagogia do Encontro. A ideia é oferecer aos educadores uma oportunidade de aperfeiçoamento intelectual e pedagógico, a fim de tornar o espaço educacional um lugar de encontro das pessoas entre si, e com os saberes e valores decisivos para sua inserção na vida social.
“A cultura do encontro precisa ser fomentada em todos os ambientes. No ambiente escolar e, particularmente, na sala de aula, permite que o aprendizado ocorra com menos conflitos e atritos. O encontro entre as pessoas é condição sine qua non para o encontro com o conhecimento. Os aparatos tecnológicos são instrumentos mais ou menos necessários. O essencial é o desenvolvimento pessoal, que inclui o desenvolvimento afetivoe intelectual”, explica Perissé.

Currículo do Palestrante

> Pós-doutor em Filosofia e História da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), estudando “A linguagem educacional brasileira. Quatro estilos contrastantes: Cristovam Buarque, Pedro Demo, Regis de Morais e Rubem Alves”.

> Doutor em Filosofia da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), com a tese “Filosofia, ética e literatura: a proposta pedagógica de Alfonso López Quintás”.

>Mestre em Literatura Brasileira pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), com a dissertação “Carlos Nejar: uma admiração problemática”, em 1989.

> Bacharel em Letras (Português e Literaturas Brasileira e Portuguesa) pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1985.

> Desde 1983, ministra palestras e minicursos em escolas, universidades, empresas, editoras, sindicatos e associações culturais, percorrendo mais de 500 cidades brasileiras.

> Desde 1996, publicou mais de 20 livros relacionados a temas como leitura e criatividade, ética, formação docente e didática.

> Desde 1989, publicou mais de 1.000 artigos e ensaios em revistas (acadêmicas e de divulgação científica), em jornais, blogs e sites, e traduziu mais de 10 livros para diferentes editoras, do inglês, do francês e do espanhol.

> Entre 1998 e 2011, atuou como professor universitário e coordenador pedagógico (graduação e pós-graduação) em São Paulo (SP).