No dia 4 de junho, foi dado mais um passo previsto no Projeto de Melhoria Ressignificação do Projeto Pedagógico: a construção da parte introdutória a partir da atualização do Fundamento Contextual, Projeto Político Pedagógico vigente.

Após a acolhida e contextualização (memória e trajetória) do trabalho realizado até o momento, foi feita a leitura e apreciação do texto-mártir, apresentando os seis cenários:

  1. Introdução e Fundamento Contextual

  2. Cenário sociocultural

  3. Cenário tecnológico

  4. Cenário político legal vinculado à educação

  5. Cenário religioso

  6. Cenário Escola e Família

Após a leitura de cada cenário, os professores tiveram uma pausa inaciana para refletir e realizar suas contribuições e considerações a respeito do texto preliminar obtido via QR Code. O código de acesso foi entregue para cada participante no início do evento. “Essa parte inicial do Projeto Pedagógico é suporte para os passos que vem lá na frente, quando o desafio será sistematizar questões mais práticas sobre o fundamento conceitual e doutrinal”, explica o Coordenador do projeto, o Diretor Acadêmico, Dário Schneider.

A ideia era que toda a comunidade educativa pudesse se manifestar, construindo, assim, o sentimento de pertença, com um olhar para o processo no presente, projetando o futuro, com o produto final. O objetivo era definir os respectivos eixos, componentes e as competências esperadas nas dimensões Cognitiva, Socioemocinal e Espiritual-Religiosa, para cada Nível de Ensino e da Formação Complementar, com vistas à Educação Integral de qualidade. “É importante frisar a participação, adesão e zelo da comunidade educativa na construção do documento, refletindo a cultura e o clima institucional. A construção desse projeto compreende um espaço formativo, considerando o currículo, aprendizagens e práticas, à luz da Pedagogia Inaciana, com indicadores e evidências da Educação Jesuíta que desejamos promover”, completou Dário.