No início do mês de outubro, cerca de 300 educadores das 17 unidades da Rede reuniram-se no Colégio São Luis em São Paulo para ampliar a discussão sobre a Educação para a Cidadania Global. O I Congresso da Rede Jesuíta de Educação / 6º Congresso Inaciano percorreu o caminho de renovação trilhado pela RJE nos últimos cinco anos inspirando itinerários traçados para a formação de cidadãos globais, a partir da educação integral inaciana. A programação foi constituída de mesas-redonda, grupos de partilha, palestras e oficinas, das quais duas foram ministradas por educadores do Colégio Anchieta.

A Oficina Cadeira Vermelha apresentou a experiência do Anchieta como multiplicador do movimento global RED CHAIR – da plataforma Educate Magis, que visa defender o direito de crianças e adolescentes de frequentarem a escola. A Orientadora Educacional do 4º e do 5º Anos, Marcia Schivitz, ministrou a oficina que contextualizou a iniciativa, que ocorre desde 2017 no Colégio, e contempla a reflexão dos alunos sobre o tema e a pintura de cadeiras, simbolizando o alerta para a problemática. Durante a oficina, os participantes foram convidados a pintar cadeiras e levarem para suas instituições a fim de espalharem a causa. “Fomos conclamados a nos comprometer e trabalhar com os alunos a Cidadania Global e aprofundar nossa consciência e responsabilidade com a casa comum. Temos que ser modelo e exemplo para nossos alunos pois todos partilhamos o planeta. Para mim, a oportunidade de compartilhar o projeto Cadeira Vermelha foi uma grande oportunidade de espalhar o símbolo para a promoção de uma educação de qualidade para todos”, completa Marcia.

Já a Oficina Character Strenghths and Virtues, também baseada em um projeto desenvolvido no Anchieta, propôs uma atividade prática da disciplina de Língua Inglesa, em que se evidenciam as dimensões socioemocional e espiritual religiosa, buscando desenvolver as habilidades relacionadas ao autoconhecimento. As professoras Adriane Balzaretti Caldas e Lucila Escardó apresentaram o contexto original do projeto e seu público-alvo, propiciando aos participantes a vivência nos moldes experimentados pelos estudantes.

Grupo de educadores do Anchieta

Um grupo de mais de 20 pessoas do Colégio Anchieta, entre alunos e educadores, participou do Congresso, envolvendo Diretores, Coordenação de Pastoral, Coordenação de Unidade de Ensino, representantes dos Serviços de Orientação Educacional, Pedagógica, Religiosa e Espiritual e de Convivência Escolar; professores; profissionais de Comunicação e Marketing; coordenadores da área administrativa; e do Serviço Social.