Em debate virtual promovido pelo Colégio Anchieta, Sérgio de Paula Ramos falará sobre novo contexto das famílias a partir dos efeitos da pandemia
O isolamento social tem gerado diversos sentimentos em todas as pessoas. Para conversar sobre os desafios desse novo contexto, a Rede de Pais do Colégio Anchieta convidou o psiquiatra Sérgio de Paula Ramos para uma live. Psicanalista e doutor em Medicina, o especialista irá propor uma reflexão sobre alternativas mais saudáveis para lidar com os desafios que se apresentam principalmente no contexto familiar. O encontro virtual é aberto para a comunidade anchietana e acontece na próxima quarta-feira (15), às 19h pela plataforma Teams.
Sérgio observa que houve um aumento recente das queixas de tristeza, desânimo e preguiça que nos remetem à depressão. “Há também um grupo mais ansioso que chega a inventar desculpas para sair de casa. Para alguns, aumentou o consumo de substâncias, como é o caso do álcool e outras drogas e em todos observa-se a elevação das taxas de desajustes conjugais” esclarece. O psicanalista destaca a importância de lembrar que a privação social está envolvendo todas as pessoas. “Provavelmente o que acontece na sua casa ocorre na de outras pessoas. E o que você está sentindo eu também estou sentindo. Vamos ver (na live) o que podemos fazer para melhor compreender e aliviar esses sentimentos”, adianta.
Uma pesquisa da Fiocruz mediu mudanças de comportamento da população diante da pandemia e identificou alterações relacionadas ao consumo de cigarro e álcool, além de sedentarismo e alimentação. “Para os 20% que já tinham algum problema com a bebida, houve aumento da demanda por álcool. Algo parecido ocorreu com cigarro e a alimentação”, afirma o psiquiatra. Os dados foram levantados ainda no início do isolamento social, entre a última semana de abril e primeira semana de maio. Hoje estima-se estarem piores.
O que é normal? E o novo normal? Tais conceitos não são do agrado do Dr. Ramos, mas estarão na pauta sob a forma da reflexão a respeito da nossa capacidade de adaptação ao contexto. Como dar conta de todas as demandas atuais, que contemplam o trabalho em home office, o cuidado dos filhos, a manutenção do lar e a expansão do tempo de convivência familiar serão abordadas no bate-papo. “A live será para conversarmos sobre esses temas, mas sem deitar cátedra”, conclui Sérgio.