Na primeira semana de setembro, aconteceu a Jornada Comunitária, um encontro entre Direção, representantes do Sistema de Qualidade na Gestão Escolar (SQGE), de pais, de alunos, colaboradores acadêmicos e administrativos para apresentar uma visão geral sobre a Companhia de Jesus e da Rede Jesuíta de Educação. No encontro, também foram apresentados os resultados da Segunda Rodada de Autoavaliação/ SQGE, os dados da pesquisa de satisfação e de percepção sobre o processo educativo do IPM e as premissas para elaboração do Planejamento Estratégico estabelecidas pela Rede Jesuíta/BRA.

Os convidados foram recepcionados com um coffee break, seguido pela acolhida e por um momento de espiritualidade. Em seguida, o Diretor-geral, Pe. Jorge Knapp, SJ, falou com o público. Além de contextualizar a história dos jesuítas no Brasil e no mundo, retomou a importância dos documentos que orientam os Colégios da RJE na missão de educar. Para ele, os documentos são instrumentos que servem para “nos darmos conta de que aquilo que nós realizamos não é a ideia de uma pessoa, é uma missão que envolve muitas pessoas”, explicou Pe. Jorge.

Sistema de Qualidade na Gestão Escolar
(SQGE)
No segundo momento do encontro, Isabel Tremarim, Coordenadora do Serviço de Orientação Educacional, fez a retomada do Sistema de Qualidade na Gestão Escolar (SQGE), no qual atua como Coordenadora Interna no Colégio Anchieta. Para ajudar a falar sobre o assunto, contou com a colaboração do Coordenador Pedagógico e Gestor Escolar do Colégio Medianeira (PR), Marcelo Pastre, que acompanhou nossa instituição durante a segunda rodada de avaliação como Facilitador Externo.

O SQGE é uma estratégia em rede, desenvolvida pela FLACSI, que insere a escola em um ciclo contínuo de avaliação e de reflexão, de definição de metas e de implementação de processos de melhoria, que impactem positivamente a aprendizagem integral de todos os seus estudantes. A lógica do Sistema é “se adaptar à realidade e ao contexto no qual você está inserido e, a partir disso, trabalhar no que são os preceitos de um Colégio da Companhia de Jesus”, explica Pastre. Por outro lado, o sistema também surgiu da vontade de unir os Colégios enquanto rede, “mas também enquanto a nossa diversidade”, completa. A previsão é de que em 2023 todos os Colégios da RJE estejam dentro do SQGE.

Resultados da 2ª Autoavaliação do SQGE
A primeira Autovaliação foi realizada em 2017, e 2ª Autoavaliação do SQGE, ao longo de 2021. Com base em evidências, foram analisados quatro âmbitos – Pedagógico Curricular, Estrutura Organizacional e Recursos, Clima Escolar e Família e Comunidade Local -, composto por 79 indicadores relacionados aos conceitos de qualidade e eficácia escolar. O instrumento proporciona à Instituição uma identificação detalhada e sistemática de suas capacidades e fragilidades baseada em evidências, o que permite avaliar criticamente a qualidade dos processos institucionais. Os dados comparativos entre as duas pesquisas demonstram um significativo avanço na qualidade da educação integral dos nossos estudantes.

Pesquisa de pesquisa de satisfação e de percepção do Instituto de Pesquisa de Mercado (IPM)
Já na pesquisa de satisfação e de percepção sobre o processo educativo, realizada com pais, estudantes e colaboradores acadêmicos e administrativos do Colégio, os resultados mostraram uma avaliação bastante positiva da comunidade anchietana.

Premissas para a elaboração do Planejamento Estratégico
Ao fim do encontro, o Diretor Acadêmico, Prof. Dário Schneider, apresentou as linhas gerais para o Planejamento Estratégico 2023/2025 ao público. A transparência em relação aos objetivos é fundamental para a construção do senso de comunidade. Desta forma, “as famílias podem entender qual o horizonte que o Colégio tem diante do futuro que nós queremos para os próximos anos de trabalho a serviço da educação”, declarou o professor.

Já com vistas aos resultados de 2025, a Rede Jesuíta de Educação passa a atuar com os seguintes eixos estratégicos: Inovação Pedagógica, Formação Continuada, Comunicação e Marketing e Governança e Gestão. Em razão desse planejamento da Rede, o Colégio Anchieta estabelece os seguintes temas estratégicos para a gestão de 2023/2025:

1. Implementação do Mapa de Aprendizagem

2. Currículo Bilíngue Integrado (CBI)

3. Novo Ensino Médio

4. Gestão de Pessoas

5. TI/TE Comunicação

As equipes de gestão escolar do Colégio iniciam sua nova agenda de trabalho para os próximos anos com a capacitação das equipes com o Escritório Central/RJE, para o desenho dos Projetos e Ações Estratégicas. O início da implementação dos Projetos e Ações Estratégicas está previsto para 2023 e deve ser finalizado até 2025.

Clique aqui para conferir a apresentação na íntegra.