A Semana Anchietana 2022 nos convida a refletir sobre “Qual o teu Fair Play para tornar o mundo melhor?”. A exemplo das edições anteriores, juntamente com as dimensões Cultural e Esportiva, a dimensão Solidária é parte integrante do evento, ampliando o horizonte formativo, com vistas à formação integral de nossos estudantes.

No ano de 2022, em comunhão com os apelos do Papa Francisco ao compromisso por um Pacto Educativo Global, apresentamos modalidades diferentes de participação solidária, por meio de campanhas articuladas para cada um dos segmentos, conforme indicado a seguir:

EDUCAÇÃO INFANTIL

Crianças e familiares da Educação Infantil estão convidadas a engajarem-se na campanha de doação de tampinhas plásticas. As crianças devem entregar as tampinhas para a professora da turma durante a semana. Convidamos também os pais a se engajarem na campanha de doação de sangue em favor do Hemocentro.

ENSINO FUNDAMENTAL I

Crianças e familiares do Fundamental I estão convidadas a se engajarem nestas campanhas:

• Doação de livros paradidáticos, que serão entregues às crianças das instituições apadrinhadas;

• Doação de tampinhas plásticas (trazer separadas por cores).

As doações devem ser entregues aos professores das turmas.

Nesse movimento de solidariedade, também convidamos à doação de sangue, por adultos, em favor do Hemocentro.

ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO

Neste segmento, a dimensão solidária também conta pontos para a escolha da Turma Magis. Assim, do dia 22 de outubro ao dia 11 de novembro, as turmas de 6º ano ao Ensino Médio são convidadas a participar das campanhas de Doação de Sangue e de Kits de materiais escolares, engajando os colegas e as famílias. A participação se reverterá em pontuação para a turma, conforme indicado abaixo:

Doação de sangue – 45 pontos

1 doador: 05 pontos

2 doadores: 10 pontos

3 doadores: 15 pontos (teto máximo de 45 pontos)

Kit de material escolar – 30 pontos

(Caderno, lápis de cor, lápis preto, caneta, apontador, borracha, régua e tesoura)

2 kits: 05 pontos

4 kits: 10 pontos

6 kits: 15 pontos

8 kits: 20 pontos

10 kits: 30 pontos (teto máximo de 30 pontos)

Para a pontuação, cada turma deverá se organizar quanto ao recolhimento dos comprovantes de doação de sangue (válido de 22/10 a 11/11, em qualquer hemocentro), entregues até 17 de novembro. Em relação aos kits de Materiais escolares, cada turma deverá entregá-los, devidamente identificados, para as respectivas equipes de ano/série para que seja feito o registro em nome da turma, até o dia 11 de novembro.

CAMPANHA “DOAR PARA EDUCAR” – RJE

Na edição da Semana Anchietana deste ano, a dimensão solidária acontece em parceria com a Campanha “Doar para Educar”, da Rede Jesuíta de Educação (RJE). Nesta proposta, a comunidade de todos os colégios (estudantes, pais, responsáveis, antigos alunos, colaboradores e fornecedores) estão convidados a se engajarem na arrecadação de material escolar e de livros paradidáticos para composição de um kit socioeducativo. A campanha visa a colaborar com o desenvolvimento escolar de crianças e adolescentes por meio do uso de material apropriado e do incentivo à leitura.

Ter as condições mínimas para participar de uma aula é fator importante para que os estudantes sintam-se motivados a ir à escola, além de contribuir para a autoestima e para o processo de aprendizagem. No entanto, esse mínimo, que pode ser o material escolar, nem sempre está acessível à parte mais vulnerável da população.

Os kits doados serão repassados para as instituições parceiras, Fundação Fé e Alegria do Brasil, Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados e demais outras obras sociais atendidas pelos projetos do Colégio Anchieta, a fim de proporcionar um início de ano letivo diferente para educandos atendidos por elas.

Esperamos que a Semana Anchietana cumpra seu papel no desenvolvimento físico, intelectual e humano dos nossos estudantes. Uma ótima Semana Anchietana para toda a comunidade!