No próximo sábado, dia 1º de junho, a 21ª Semana Literária e 6ª Semana Cultural será aberta oficialmente, com uma programação repleta de atividades para todos os Anos/Séries e muitas novidades. A grande mudança neste ano é que a Feira do Livro e a sessão de autógrafos dos alunos do 4º Ano de 2018 acontecerão no Prédio G.

Quem for visitar o novo espaço projetado para a feira poderá aproveitar as opções disponíveis na praça de alimentação. Em 2019, junto com a Semana Literária também acontecerá simultaneamente a VIII Mostra Científica, nos dias 1º, 3 e 4 de junho, no mesmo local da feira (confira os horários na programação).

Além das atividades para os alunos, haverá uma programação especial para pais e antigos alunos. A Associação de Pais e Mestres do Colégio Anchieta (APM) promoverá o Sarau Cultural “Recordar & Viver”, na terça-feira, dia 4 de junho, na sala multiuso do Prédio G. O evento contará, neste ano, com a participação da Associação dos Antigos Alunos do Anchieta (4A). Já os Escoteiros participarão da Semana Literária com a XI Campanha de doação de livros, brinquedos e material didático, junto ao ambiente da feira.

Para a coordenadora do evento, a bibliotecária Denise Pazetto, o novo local que concentrará Feira do Livro, Sarau da APM, Mostra Científica e sessões de autógrafos é apropriado para o evento principalmente pelas condições climáticas dessa época do ano. “O novo espaço cultural do Prédio G é ímpar e muito especial por comportar, de forma integrada, diversas atividades da Semana Literária e Cultural. Além disso, é um espaço lindo e protegido da chuva e frio – próprios do mês de junho – o que permitirá mais conforto aos frequentadores. Estamos com muitas e boas expectativas!”, comemora.

Uma nova publicação faz parte das novidades do evento em 2019: um grupo de professores e colaboradores administrativos irão lançar o livro Educação Jesuítica: Aprendizagem Integral, Sujeito e Contemporaneidade – Tematizando práticas e experiências significativas. A produção é resultado dos trabalhos de conclusão do curso de especialização em Educação Jesuítica em parceria com a UNISINOS e Rede Jesuíta de Educação.

Já os alunos do 4º Ano de 2018, agora do 5º Ano, lançam o já tradicional livro de poesias, esse ano intitulado Das coisas boas da vida. Os alunos da 3ª Série do Ensino Médio de 2018, agora antigos alunos, voltam ao Colégio para prestigiar e lançar a obra Memórias Anchietanas 2019.

A abertura oficial do evento terá transmissão ao vivo pela TV UNISINOS, com link disponível no site do Anchieta. A programação completa de atividades do evento está aqui.