Pelo terceiro ano consecutivo, os alunos da 2ª Série do Ensino Médio participam do projeto We are all immigrants, uma iniciativa do componente de Língua Inglesa para trabalhar a solidariedade e a diversidade como aspectos fundamentais para a transformação e construção de um mundo mais justo e fraterno, entendendo a língua como facilitadora da união de culturas distintas. Neste ano, a atividade ocorreu via Microsoft Teams e contou com a participação do Ir. Paulo Welter, com sua experiência em missão na África, e o Pe. Anderson Hammes, pároco na Igreja Pompeia e Diretor da Missão Pompeia CIBAI (Centro Ítalo Brasileiro de Assistência e Instrução às Migrações).

Ir. Welter, hoje responsável pelas atividades em Vila Oliva, contou aos alunos sobre sua experiência na Angola e no Congo, quando coordenou o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados, iniciativa da Companhia de Jesus que busca servir, acompanhar e defender migrantes, solicitantes de refúgio e refugiados. Por meio de imagens e relatos do que viveu, Ir. Welter trouxe um pouco da realidade de extrema pobreza vivenciada no país.

Pe. Anderson Hammes, a frente do CIBAI a quase um ano, contou sobre suas missões em países como Colômbia, Venezuela, México e Estados Unidos. Em seu relato, destacou as experiências enriquecedoras que teve com o trabalho com prisioneiros deportados, com crianças em hospitais e idosos. Ressaltou ainda a situação difícil em que se encontram os migrantes com quem trabalha hoje no CIBAI, principalmente neste momento de pandemia.

A professora Juliana Castiglia Brundo, mediadora do encontro, lamentou que o grupo não tenha conseguido arrecadar as doações ao CIBAI, como se fez nas outras edições. Pe. Hammes então finalizou, com esperança de que as doações poderão ocorrer em outro momento: “Deus é bom o tempo todo”.

Os alunos que participaram do encontro virtual elogiaram a iniciativa e o aprendizado obtido da experiência. “Foi muito interessante ouvir suas experiências. Obrigado por compartilhá-las conosco”, agradeceu o aluno Marcos Kruse Picoli. “É muito bom ter essa oportunidade de escutar essas ótimas experiências. Obrigada!”, frisou a aluna Elisa Henriques da Motta.

“Tendo como lema ‘Ensinando a Pensar’, o projeto representa este sentimento de acima de tudo valorizar o SER, o FAZER e a busca pela excelência humana e acadêmica. E foi devido a esse sentimento que não podíamos deixar para trás um projeto tão inspirador, que permite que os alunos tenham contato com outras pessoas que pudessem partilhar suas experiências com migrantes e refugiados”, ressalta a professora Juliana.