Terceira edição do projeto We are all immigrants acontece em formato diferente
Pelo terceiro ano consecutivo, os alunos da 2ª Série do Ensino Médio participam do projeto We are all immigrants, uma iniciativa do componente de Língua Inglesa para trabalhar a solidariedade e a diversidade como aspectos fundamentais para a transformação e construção de um mundo mais justo e fraterno, entendendo a língua como facilitadora da união de culturas distintas. Neste ano, a atividade ocorreu via Microsoft Teams e contou com a participação do Ir. Paulo Welter, com sua experiência em missão na África, e o Pe. Anderson Hammes, pároco na Igreja Pompeia e Diretor da Missão Pompeia CIBAI (Centro Ítalo Brasileiro de Assistência e Instrução às Migrações).
Ir. Welter, hoje responsável pelas atividades em Vila Oliva, contou aos alunos sobre sua experiência na Angola e no Congo, quando coordenou o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados, iniciativa da Companhia de Jesus que busca servir, acompanhar e defender migrantes, solicitantes de refúgio e refugiados. Por meio de imagens e relatos do que viveu, Ir. Welter trouxe um pouco da realidade de extrema pobreza vivenciada no país.
Pe. Anderson Hammes, a frente do CIBAI a quase um ano, contou sobre suas missões em países como Colômbia, Venezuela, México e Estados Unidos. Em seu relato, destacou as experiências enriquecedoras que teve com o trabalho com prisioneiros deportados, com crianças em hospitais e idosos. Ressaltou ainda a situação difícil em que se encontram os migrantes com quem trabalha hoje no CIBAI, principalmente neste momento de pandemia.
A professora Juliana Castiglia Brundo, mediadora do encontro, lamentou que o grupo não tenha conseguido arrecadar as doações ao CIBAI, como se fez nas outras edições. Pe. Hammes então finalizou, com esperança de que as doações poderão ocorrer em outro momento: “Deus é bom o tempo todo”.
Os alunos que participaram do encontro virtual elogiaram a iniciativa e o aprendizado obtido da experiência. “Foi muito interessante ouvir suas experiências. Obrigado por compartilhá-las conosco”, agradeceu o aluno Marcos Kruse Picoli. “É muito bom ter essa oportunidade de escutar essas ótimas experiências. Obrigada!”, frisou a aluna Elisa Henriques da Motta.
“Tendo como lema ‘Ensinando a Pensar’, o projeto representa este sentimento de acima de tudo valorizar o SER, o FAZER e a busca pela excelência humana e acadêmica. E foi devido a esse sentimento que não podíamos deixar para trás um projeto tão inspirador, que permite que os alunos tenham contato com outras pessoas que pudessem partilhar suas experiências com migrantes e refugiados”, ressalta a professora Juliana.