Quando o talento encontra a dedicação, nascem os alunos brilhantes.  Estes possuem uma habilidade extraordinária de absorver e compreender conceitos complexos, enfrentando desafios acadêmicos com perfeição. Assim podemos descrever a trajetória do estudante da 3ª Série, o anchietano Frederico Mattos, 17 anos, que usou toda sua curiosidade, talento e dedicação, para ser um dos vencedores da IAAC (International Astronomy and Astrophysics Competition), uma competição internacional de astrofísica que reúne estudantes de diversos lugares do mundo.

Convidamos o Fred e o professor Jean Belline, professor de física do Colégio Anchieta e orientador da iniciação científica, para um bate papo.

O que te motivou a fazer a inscrição na IAAC?

Fred – Eu estava passeando pela internet, olhando alguns sites e vi que havia uma olimpíada de astro física, e pensei vou me inscrever. Fiz as questões da primeira etapa e achei bem tranquilo. Daí fui avançando e acabei conquistando a honraria de ouro.

Foi a primeira competição científica que tu participaste?

Fred – Não, a primeira foi a Olimpíada da ONB (Olimpíadas Nacional de Biologia) e ganhei uma menção honrosa, como se fosse o 4º lugar.

Quais foram os métodos utilizados?

Fred – Tiveram algumas questões que eu optei por utilizar códigos porque eu acho que é o método mais rápido, eu poderia ter feito os cálculos na mão, ou utilizar uma calculadora, mas com códigos eu digitava ali 3,4 linhas e resolvia mais rápido com a interface que já tem pronta.

Professor Jean – O Frederico aprendeu a aprender, ele criou seus próprios métodos e por consequência aprendizado, e isso tem se apresentado em várias partes, ele estuda uma outra área de conhecimento e em seguida já está ajudando seus pares.

Tu consegues dividir esse conhecimento com os colegas em sala de aula?

Fred – Seguidamente quando tem provas, meus colegas sabem que eu gosto e tenho certa facilidade em aprender e me pedem ajuda. Eu organizo alguns “aulões de revisão”, e acho muito legal, porque além de eu desenvolver o lado mais social de educação, também me ajuda a estudar para as provas.

Qual teus planos para o futuro?

Fred – Eu estou visando estudar em uma faculdade no exterior, ainda não sei se eu pretendo trabalhar lá. Eu quero primeiro fazer uma graduação fora, para conhecer uma outra cultura, mas principalmente por causa da qualidade. Não que aqui não tenhamos uma qualidade boa, mas lá acredito que o recurso financeiro, principalmente na área da pesquisa, seja maior.

Qual tuas referências acadêmicas?

Fred – Fora os grandes nomes como Schrödinger, Einstein, Newton, Galileu, Darwin, que eu tenho sim, uma admiração muito grande, mas vejo uma importância ainda maior nos meus professores. E falo aqui sem querer “puxar saco” de ninguém, até porque é totalmente desnecessário, e em especial o professor Jean que me ajuda muito, tanto no processo do meu desenvolvimento acadêmico, quanto no pessoal.

Qual a importância do Anchieta nesse processo?

Fred– Fora os excelentes professores que temos aqui, é preciso ressaltar a estrutura física. A estrutura aqui é absurda de tão boa, tudo que a gente tem de laboratório, ajuda nesse sentido, de eu chegar no laboratório e os olhos brilharem de tão excepcional que é aquilo, é uma pena que isso não é uma realidade em outros lugares, isso iria ajudar muito.

Professor Jean – Aqui no colégio temos diversas ferramentas para ajudar. Procure o estudo, procure ver além da tua formação, você vai ver que é prazeroso em qualquer formação, em qualquer área do conhecimento, música, dança, exatas, humanas, linguagens, tudo vai ser uma barato aprender, conhecimento não ocupa espaço. Nossa equipe vai estar aqui te esperando para tu ir além.

Uma mensagem final

Fred – Estudar é o segredo do sucesso, já disse em outra oportunidade em um evento do colégio, não vejam o estudo como uma obrigação, mas sim como um processo de desenvolvimento pessoal.  

A IAAC é considerada a maior competição virtual de Astronomia e Astrofísica destinada a estudantes do Ensino Médio e do ensino superior.

Composto por três fases, o torneio é realizado totalmente on-line entre os meses de março e junho. A divisão é feita por etapa, os concorrentes enfrentam diferentes desafios de Astronomia e Astrofísica.