Todas as semanas, a turma acomoda-se nos bancos do micro-ônibus que a leva à sua missão semanal: proporcionar alegria, disposição e tempo para quem espera ansiosamente por esse encontro. O destino? Instituto do Câncer Infantil, Creche Santa Luiza, Osicom, Amparo Santa Cruz, entre outras, todas entidades assistidas pelo Colégio Anchieta.

O Programa de Voluntariado do Anchieta faz parte das atividades de Formação Complementar dos alunos e, há vários anos, constitui uma oportunidade de os alunos conviverem com realidades sociais diversas e engajarem-se em campanhas solidárias para auxiliar essas entidades a partir de suas necessidades como agasalhos, alimentos e brinquedos.

Nesse dia 05 de dezembro, data em que se comemora o Dia Internacional do Voluntário, convidamos alguns alunos a contarem um pouco sobre como essa experiência foi, ou ainda é, importante para seu crescimento como pessoa e para ampliar sua visão de mundo.

Confira alguns depoimentos:

“Participar do voluntariado esse ano foi uma das experiências mais gratificantes que já realizei na minha vida. Acredito que esse contato com as crianças da escolinha e do Instituto do Câncer Infantil me fez crescer surpreendentemente. O voluntariado é uma troca de carinho e amizade, no qual é possível conviver com as crianças de realidades diferentes e, também, compartilhar momentos muito especiais juntos. Essa oportunidade que o Colégio Anchieta nos proporciona como atividade extracurricular abrange não apenas experiências de vida, mas possibilita colocarmos em prática os valores em que acreditamos”.
Nathália Brum – Turma 304
“Esse ano, o voluntariado na Creche Santa Luiza foi diferente: revitalizamos a horta, plantamos mudas junto com as crianças e pintamos a parede. Eu acho que além de doar um pouco do meu tempo para quem precisa, eu aprendo muito com as crianças. É muito legal que o Colégio Anchieta nos proporcione isso, pois assim podemos ver a situação dos outros, e não somente a nossa. Tenho certeza de que vou levar essa experiência para a vida, cada dia aprendendo mais. As crianças apegam-se muito a nós, e isso nos faz cada vez mais querer ir às quintas-feiras, pois é uma festa quando chegamos lá. Essas crianças precisam muito de nós, então por isso não custa nada doar um pouco de tempo. O voluntariado me faz crescer como pessoa e isso é muito importante para a vida”.
Gabriel Ramalho – Turma 96
“Faço voluntariado desde o 7º Ano. O voluntariado foi uma experiência muito marcante para mim, para minha vida. Com certeza é uma das coisas que eu mais vou sentir falta, principalmente porque eu tive um crescimento pessoal muito grande. Eu gostei muito de participar, principalmente pelo fato de eu aprender a ter empatia pelas pessoas, a ser solidária, a me colocar muito no lugar dos outros a e a ver que muitas vezes a realidade que a gente vive é um mundinho a parte perto de tudo o que está acontecendo por aí afora. No Instituto do Câncer Infantil eu vi crianças com famílias simples, lutando para viver, para ter um dia a mais, para ganhar um abraço. Percebi que temos que aproveitar muito todas as oportunidades que temos, todas as oportunidades que nossos pais nos proporcionam, que o colégio nos proporciona, que a nossa vida nos proporciona, pois há muitas pessoas fora do nosso cotidiano que gostariam de ter pelo menos 1% do que temos, e mesmo assim nós não damos valor. Quando me perguntarem se é importante participar do voluntariado no colégio, eu vou dizer que é essencial. Poucas escolas dão essa oportunidade como o Anchieta nos deu”.
Gabrielle de Souza Castanho – Turma 304

Conheça algumas das atividades realizadas durante o ano: