O acesso à educação é um tema da agenda mundial que necessita de atenção e de iniciativas que propiciem a reflexão, um caminho para a busca de possíveis soluções. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) de 2016, 263 milhões de crianças e jovens de todo o mundo estão fora da sala de aula, sendo que, desses, 61 milhões são crianças de 6 a 11 anos.

Diante dessa realidade, a plataforma Educate Magis, a ONG jesuíta Entreculturas, o Friends Of Fé y Alegria dos Estados Unidos e o Edujesuit iniciaram em 2012 um movimento global para defender o direito de crianças e adolescentes de frequentarem a escola. A campanha ganhou o nome de La Silla Roja, ou A Cadeira Vermelha, um alerta para a importância de uma educação inclusiva e de qualidade, que procure atender as necessidades de cada um e leve em consideração o direito de ser diferente. A ideia é espalhar cadeiras vermelhas a fim de chamar a atenção para a causa.

Sensibilizados pelas histórias de crianças que não possuem a mesma oportunidade de aprender coisas novas todos os dias em uma sala de aula, os alunos do 4º Ano foram convidados a refletir sobre o assunto e participar da campanha, inserindo na sala de aula de cada turma uma cadeira vermelha.

O desafio foi lançado pela Orientadora Educacional do 1º ao 5º Ano, Márcia Schivitz, junto com as professoras Julia Reis, Fernanda Longo e demais professoras do 4º Ano. Antes de partir para a ação, segundo Márcia, os alunos refletiram sobre os direitos da criança e também contaram com a ajuda da família nesse processo. “Iniciei a sensibilização dos representantes de turma, que refletiram sobre a importância do Dia Mundial dos Direitos da Criança para todas as crianças do mundo. A ideia foi compartilhada em sala de aula e as professoras desenvolveram um trabalho com os alunos solicitando ajuda da família. A reflexão foi ampliada e todos saíram ganhando!”, explicou.

A Orientadora Educacional lembrou também que os alunos do 4º Ano já têm uma visão mais ampliada sobre as várias realidades sociais a partir do Projeto Apadrinhamento, no qual eles adotam um afilhado ou afilhada de entidades assistidas pelo Colégio e durante o ano letivo compartilham diversos momentos com essas crianças, aprendendo com as diferenças e construindo relações de cuidado e amor ao próximo. “O Apadrinhamento tem como objetivo sensibilizar a comunidade escolar para as várias realidades sociais, desafiando-as a conviver com as diferenças de forma harmoniosa. É uma atividade que contribui para a formação integral dos alunos”, pontuou Márcia.

Colocando a mão na massa: pintura coletiva das cadeiras vermelhas

Depois do trabalho em sala de aula, os alunos assistiram aos vídeos da campanha para entender um pouco mais sobre o contexto global e, em grupos, criaram cartazes com imagens que remetessem à infância, destacando um direito fundamental de toda criança. O Projeto Cadeira Vermelha perpassou todos os conteúdos e ações desenvolvidas ao longo do 4º Ano, além de ter possibilitado que os alunos conhecessem a história da ativista Malala Yousafzai por meio da dramatização de duas alunas do 5º Ano, Julia Carvalho e Luisa Dihl. Malala levou o Prêmio Nobel da Paz por defender o direito das mulheres à educação em seu país, tornando-se uma importante personagem na história da luta dos Direitos Humanos.

Ao final da atividade, os alunos dirigiram-se a uma área externa para fazer a pintura das cadeiras, que foram colocadas em suas salas de aula para marcar a participação na campanha e não esquecer de tantas crianças que ainda sofrem por não poder estar usufruindo de seu direito de aprender.

Confira a opinião dos alunos sobre a participação no projeto:

Confira os vídeos da Campanha La Silla Roja: