Em meio aos estudos e aulas síncronas nas plataformas de aprendizagem, eles ainda encontram um tempo para levar adiante os projetos de protagonismo juvenil do Colégio Anchieta. Mais de 10 alunos participantes do Espaço MAGIS Anchieta, junto com representantes do GEA, professores referenciais do projeto e o coordenador do Espaço MAGIS Vale dos Sinos – e também professor do Anchieta – Anderson Rabêlo, se reuniram na tarde desta terça-feira pelo Microsoft Teams para conversar sobre essa nova realidade das aulas e encaminhar pautas do projeto.

Em um primeiro momento, o Coordenador de Unidade de Ensino do 6º Ano ao Ensino Médio, Cleiton Gretzler, conversou com os jovens que também compartilharam opiniões e sentimentos sobre sua experiência com os estudos especiais na modalidade a distância. Segundo eles, as aulas síncronas estão muito boas, a organização das aulas e atividades no Moodle estão muito melhores e que já não há mais dificuldades no acesso às contas no Office, mostrando sua adaptação à nova realidade. Eles também tiveram oportunidade de sugerir outras melhorias para o processo.

Cleiton aproveitou para explicar a eles o andamento do planejamento pedagógico, a importância da participação no Laboratório de Ensino, e, também, agradeceu o engajamento de todos. “Estamos percebendo a seriedade com que vocês estão encarando a situação ao ampliar a participação nas aulas e ao sugerir melhorias. Agradecemos muito empenho de vocês. É muito importante para nós escutá-los”, completou.

Na segunda parte da reunião, os estudantes passaram à discussão de ideias a serem implementadas para dar mais visibilidade ao Espaço MAGIS Anchieta e suas ações. O grupo hoje está estabelecendo uma parceria com o Espaço MAGIS Vale dos Sinos, que tem como missão articular o trabalho com a juventude de todo o RS e entre as obras da Companhia de Jesus em Porto Alegre, São Leopoldo e Região Metropolitana. Anderson reflete sobre a importância do engajamento dos jovens, principalmente no período que estamos vivendo. “A palavra de ordem é engajamento! Estamos nos reinventando a partir do atual contexto. Este nos pede um maior comprometimento com uma causa comum, com a missão que compartilhamos no serviço às juventudes. Daí a importância de articular-nos e projetarmos juntos o caminho que queremos percorrer. Assim, o protagonismo dos jovens vai se construindo e consolidando a partir deles mesmos”, pontuou.