Após a autoavaliação e o desenho dos projetos e da ação de melhoria, etapas propostas pelo Sistema de Qualidade na Gestão Escolar da FLACSI, a comunidade escolar do Colégio Anchieta conheceu, ontem à noite, no Auditório 1, os projetos que serão implementados na instituição a fim de qualificar processos internos em busca da formação integral dos seus alunos. A implementação dos projetos terá duração de dois anos.

Na ocasião, o Diretor Geral, Pe. João Claudio Rhoden, retomou o trabalho realizado e fez um convite a todos os presentes para que participem da implantação dos projetos, já que se trata de um processo coletivo para qualificar o trabalho que já vem sendo realizado. “Esses projetos irão nos desafiar bastante até chegarmos à aprendizagem integral dos nossos alunos, e mais além: à sua formação integral”, destacou.

A Coordenadora Interna do Sistema de Qualidade no Colégio Anchieta, Isabel Tremarin, ressaltou a importância de todo esse processo pelo qual a instituição está passando e lembrou que para se chegar ao objetivo é necessário um esforço coletivo. A facilitadora Juliana Heleno salientou o impacto dessa etapa na instituição, uma vez que demanda o trabalho de modificar e atualizar aspectos que muitas vezes já são consolidados institucionalmente. “O mais impactante é viver esse momento, mas percebemos que o Anchieta tem uma capacidade instalada de mexer no que é o coração da escola. É um ato de coragem muito grande”, parabenizou.

Os coordenadores dos projetos e da ação de melhoria foram convidados a explicar brevemente os objetivos e justificativa das propostas. Depois, houve a formação de 15 grupos com cerca de 15 integrantes cada, para discutir as ideias apresentadas e apontar sugestões para o trabalho que será desenvolvido nessa etapa.

Conheça os projetos:

– Ressignificação do Projeto Pedagógico:

Hoje o Colégio Anchieta não possui um documento único que explicite as aprendizagens esperadas nas diferentes etapas e áreas do currículo. Esse projeto pretende revisitar esses documentos já existentes à luz do Projeto Educativo Comum (PEC) e redesenhar o currículo de todos os níveis de ensino, incluindo as atividades de Formação Complementar, que hoje não estão contempladas no Projeto-político Pedagógico e que trabalham as dimensões socioemocional e espiritual-religiosa, partes integrantes da formação integral dos alunos.

Algumas mudanças já foram sendo ajustadas à medida que o projeto era construído, como o novo sistema de avaliação do Ensino Fundamental II e Ensino Médio e o trabalho com as demais dimensões do processo educativo.

– Acompanhamento das Atividades Docentes:

Esse projeto prevê estratégias para acompanhar e apoiar o professor em seu trabalho em sala de aula. Na primeira etapa do projeto, o grupo responsável deverá desenvolver um documento-síntese com os principais conceitos de acompanhamento e retroalimentação docente. Depois, serão criados protótipos de acompanhamento para os profissionais de cada segmento a fim orientá-los a melhorar sua prática em sala de aula.

Segundo a facilitadora Juliana, nenhuma unidade da Rede Jesuíta de Educação possui um projeto como esse, tornando o Colégio Anchieta pioneiro nesse aspecto.

– Ação de Melhoria:

Após a etapa de autoavaliação, ficou evidente a necessidade de medir sistematicamente o clima e os graus de participação e satisfação de alunos, pais e educadores do Anchieta com o objetivo de conhecer a opinião desses públicos e qualificar as práticas de gestão institucionais.

Os instrumentos de pesquisa devem atender às especificidades de cada público, diferenciando sua abordagem e objetivos de pesquisa. Para construir os instrumentos, o grupo responsável irá trabalhar com estudos sobre tipos de pesquisa e contara com o auxílio de especialistas da UNISINOS que realizaram a Pesquisa de Mercado do Colégio Anchieta em 2017.