Avaliar e melhorar a qualidade educativa dos centros de aprendizagem é o propósito do Sistema de Qualidade na Gestão Escolar, cuja implantação começou nesse sábado, dia 06, no Colégio Anchieta, com a realização da 1ª Jornada Comunitária, que promoveu a discussão sobre o conceito de qualidade entre todos os atores da comunidade escolar.
O Sistema de Qualidade é uma ferramenta compartilhada pela Federação Latinoamericana de Colégios da Companhia de Jesus (FLACSI) a todos os centros de aprendizagem a fim de que possam organizar seus processos de avaliação e melhoria, confrontando suas realidades específicas e focando na aprendizagem integral, que é o objetivo principal do programa.
Para a realização desse trabalho, cuja conclusão é prevista para 2020, equipes foram organizadas para dar conta de todas as etapas que constituem o sistema, que é coordenado internamente pela Coordenadora do Serviço de Orientação Educacional, Isabel Tremarim. Há ainda dois facilitadores externos que irão dar todo o suporte durante esse período, a professora Juliana Heleno, do Colégio Medianeira, e o professor Luís Eduardo Soares Andrade, do Colégio Loyola, além do profissional da FLACSI, Gustavo Cuadra, do Chile.

Equipes de âmbito iniciam trabalho nessa segunda-feira
O Sistema de Qualidade na Gestão Escolar é dividido em várias etapas. A primeira já foi realizada pela Equipe Foco, que montou as linhas de base para o trabalho que será avaliado. A partir dessa segunda-feira, dia 08, iniciou-se a Etapa de Autoavaliação, com a capacitação das equipes que irão compor os quatro âmbitos dessa fase: Pedagógico Curricular; Clima Escolar; Organização, Estrutura e Recursos; Família e Comunidade. Nessa etapa, estão contemplados representantes de alunos, pais, das áreas acadêmica e administrativa, além da equipe diretiva, que foi distribuída nos grupos para contribuir com o trabalho.
O desafio é lançar um olhar crítico sobre o Anchieta, durante quase três meses, para montar um retrato atual da instituição com vistas a formular e apresentar razões convincentes para apoiar a melhoria, próxima etapa do Sistema que levará em torno de dois anos. A Etapa de Auditoria é a última, que fechará o ciclo e possibilitará a análise das mudanças propostas e implementadas. “É um desafio bonito e um momento histórico para a rede de colégios jesuítas. É uma construção que demanda muito trabalho, mas a riqueza que irá nos proporcionar é indiscutível”, pondera Isabel.