A formação docente continuada é um pressuposto da excelência da prática pedagógica do Colégio Anchieta para os êxitos de aprendizagem dos estudantes. Pensando nisso, no mês de setembro os(as) docentes da Educação Infantil participaram de um encontro formativo com a professora Dra. Luciana Piccoli, doutora em Educação, Especialista em Alfabetização, Letramento e Ação Supervisora e docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS).

A partir do tema “Alfabetização e Consciência Fonológica na Educação Infantil”, Piccoli abordou temas como a conceituação de Alfabetização e Letramento e suas implicações pedagógicas no cotidiano educativo, a inter-relação entre os níveis de escrita e de consciência fonológica nos processos de aquisição da leitura e da escrita das crianças pequenas, assim como os conhecimentos e as habilidades prioritárias para o desenvolvimento da leitura e da escrita dos estudantes desta etapa.

Além de promover reflexão, a formação gerou novas ideias que já poderão ser aplicadas no trabalho promovido pelo corpo docente da Educação Infantil do Colégio Anchieta. Para a professora de inglês Juliana Oliveira “será possível explorar na língua inglesa as sugestões de jogos e brincadeiras orais vivenciados na formação, potencializando, assim, as vivências do Currículo Bilíngue Integrado (CBI)”. Já para a professora Nathalia Scheuermann, “foi um encontro para retroalimentar as práticas pedagógicas”, explica. Segundo ela, os temas abordados dialogam com o trabalho realizado na Educação Infantil, permitindo pensar em outras possibilidades das práticas docentes, assim como articular os referenciais teóricos apresentados e as contribuições de diferentes autores.


*Texto produzido pela equipe da Educação Infantil com o auxílio do setor de Comunicação e Marketing.