Possibilitar experiências desafiadoras e inovadoras aos alunos faz com que ampliem seus horizontes e construam seu conhecimento a partir daquilo que lhes faz sentido. Esse é o objetivo do Colégio Anchieta, que orientado pelo Projeto Educativo Comum (PEC), coloca o aluno no centro do processo educativo a fim de ajudá-lo na sua formação integral.

Nesse sentido, a Rede Jesuíta de Educação vem desenvolvendo projetos que promovem o protagonismo juvenil ao permitir que os jovens participem ativamente do processo. Um desses projetos é o Encontro de Formação Integral, que já está na sua segunda edição, e que reuniu alunos de todo o país em Vila Fátima, em Belo Horizonte, de 05 a 15 de setembro.

Foram dias intensos de vivência, reflexão e missão no sentido de colaborar com o fortalecimento das dimensões espiritual, social e humano-afetiva dos alunos. Do Anchieta foram quatro participantes: Bernardo Dias (turma 104), José Dadda (turma 101), Juliana Azevedo (turma 106) e Maria Isabel Costa (turma 104).

Outra oportunidade oferecida pela RJE teve o Colégio Anchieta como pioneiro: o Intercâmbio Cultural nos Colégios Jesuítas. Nessa primeira experiência, embarcaram para o Chile as alunas Fernanda Schütz Lobelcho e Maria Eduarda F. M. Pereira do 9º Ano e Francesca H. Pezzol da 1ª Série do Ensino Médio. As três alunas viajaram rumo à Antofagasta e ficarão um mês estudando no Colégio San Luis. Durante esse período, elas ficarão hospedadas em residências de famílias chilenas, convivendo com sua cultura e costumes.

Esse projeto passará a integrar o currículo de outros colégios da RJE a partir de 2018 e, segundo o Coordenador de Unidade de Ensino de 6º Ano do Ensino Médio do Colégio Anchieta, Cleiton Gretzler, irá impactar positivamente na formação dos alunos. “Essa iniciativa da RJE tem por objetivo aproximar as escolas Jesuítas, promover o conhecimento sobre outros países e culturas, além de oportunizar um aprofundamento das raízes inacianas em vista de formarmos pessoas conscientes, competentes, compassivas e comprometidas com o bem comum”, garante.

Nos lugar das alunas que foram para o Chile, dois alunos chilenos vieram fazer intercâmbio no Colégio Anchieta. Direto do Colégio San Luis, Joaquin Alonso Nuñez, que integra a turma 101, e Joaquin Sebástian Veneros, da 201, chegaram ao Anchieta no dia 11 de setembro e conheceram um pouco dos espaços junto com os professores Renan Salerno e Clândio Cerezer.