Publicação no formato digital traz levantamento histórico, depoimentos de antigos alunos e mensagens de personalidades da Igreja e da sociedade

Parte das comemorações dos 130 anos do Colégio Anchieta, celebrados em 2020, o lançamento do livro Aprender do passado, viver o presente e preparar o futuro oferece a oportunidade de um mergulho na história da educação porto-alegrense. Desde a primeira turma com 42 alunos, em 1890, aos 3,2 mil estudantes na atualidade, a obra resgata o desenvolvimento da instituição. O ponto de partida é o sonho dos jesuítas, que queriam construir um colégio que oferecesse formação intelectual e religiosa aos gaúchos. Nos dias de hoje, com gestão modernizada e inovação pedagógica, mantém o compromisso de buscar as melhores práticas educacionais.

Além do levantamento histórico e das entrevistas com personagens que fizeram parte da trajetória do Anchieta, a obra traz o depoimento de antigos alunos como o escritor Luiz Antonio de Assis Brasil, o jornalista José Alberto Andrade, o político e ex-provedor da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre José Sperb Sanseverino, a cirurgiã-dentista Ivana Nora, e tantos outros estudantes que guardam memórias afetivas relacionadas ao colégio.

Ao final, a publicação de 210 páginas conta com mensagens de autoridades da Igreja e da sociedade, como o Papa Francisco; o Superior Geral da Companhia de Jesus, Pe. Arturo Sosa; o ex-Provincial dos Jesuítas do Brasil, Pe. João Renato Eidt; o Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler; o Secretário Geral para a Educação, Pe. José Alberto Mesa; o Diretor-presidente da Rede Jesuíta de Educação, Ir. Raimundo Barros; o Reitor da Unisinos, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino; e o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr.

O livro foi produzido no formato digital, em parceria com a Editora Interna. A publicação está disponível para leitura neste link. Ao longo das páginas, o leitor encontra QR Code que dá acesso ao LP dos Pequenos Cantores, permite acompanhar o decreto de canonização de José de Anchieta, baixar o e-book Memórias Anchietanas, entre outros. “É uma história de jesuítas, professores, professoras e colaboradores das mais distintas funções que aceitaram, e continuam aceitando, o desafio de construir o futuro por meio do seu trabalho. É também a história de milhares de famílias que escolheram a educação jesuíta como base sólida para a formação de vida de seus filhos e filhas. Aliás, pessoas que são a razão da nossa existência enquanto colégio”, destacou o diretor acadêmico Dario Schneider, no lançamento, nesta segunda-feira (3). Leia o discurso na íntegra