Mais de 2,3 mil respostas foram recebidas em questionário para identificar a opinião das famílias e receber comentários, críticas e sugestões

A poucos dias do retorno do primeiro grupo de alunos às aulas presenciais, o Colégio Anchieta realizou mais uma pesquisa de opinião para conhecer o pensamento, os anseios e as expectativas das famílias de seus mais de três mil estudantes. Se Porto Alegre for enquadrada na bandeira laranja ou amarela no Modelo de Distanciamento Controlado, as crianças da Educação Infantil retornarão no próximo dia 19. Já o Ensino Fundamental I e a 3ª Série do Ensino Médio têm previsão de voltar dia 26 de outubro, enquanto o Fundamental II e Ensino Médio (1ª e 2ª Séries) estão planejados para retornar dia 3 de novembro.

Durante o período de março até outubro, o diálogo e a acolhida foram a base do relacionamento com a comunidade anchietana. E a pesquisa faz parte disso. É um instrumento para construção coletiva de uma solução segura para alunos, famílias e colaboradores – levando em conta a realidade de cada um diante do cenário imposto pela Covid-19. “A devolutiva das famílias é de extrema importância no sentido de calibrar expectativas e identificar os sentimentos envolvidos neste momento tão desafiador”, observa o Diretor Acadêmico Dário Schneider.

O questionário virtual foi enviado no dia 30 de setembro e recebeu 2.353 respostas até o dia 2 de outubro. Foram 300 retornos a mais do que na primeira pesquisa, realizada em julho. Agora, além de buscar a opinião sobre o retorno presencial, a pesquisa esclareceu a respeito do modelo híbrido com transmissão online da sala de aula (alternando aulas presenciais e remotas), quis entender as razões pelas quais houve respostas negativas e se as famílias acessaram a cartilha com orientações para o Retorno Presencial Controlado. Assim como no primeiro levantamento, foi reservado espaço para comentários, dúvidas, críticas e sugestões.

Na Educação Infantil, 66% dos pais responderam que pretendem enviar seus filhos ao colégio quando o retorno for oficializado, enquanto 34% pretendem permanecer em casa. Já no Ensino Fundamental I (1º ao 5º Ano), 65% devem voltar ao colégio, frente aos 35% que optaram por manter o ensino remoto. No Ensino Fundamental II e Ensino Médio (1ª e 2ª Série), houve um empate técnico: 51% escolheram a volta ao presencial, enquanto 49% deverão manter-se em quarentena. Entre os pais dos alunos da 3ª Série do Ensino Médio, 57% preferem as aulas presenciais, e 43% não devem regressar.

A pesquisa fez parte de uma série de ações que vêm sendo desenvolvidas desde a suspensão das aulas presenciais, em março deste ano. A criação de um grupo de trabalho multidisciplinar deu origem à preparação das dimensões acadêmica, estrutural, sanitária, comunicacional e dos protocolos para o atendimento presencial no Colégio Anchieta. Foi um processo longo e complexo, que envolveu a contratação da equipe de consultoria do Hospital Moinhos de Vento, responsável pela elaboração de um diagnóstico completo. Todas as ações foram embasadas na Portaria Conjunta da Secretaria Estadual da Saúde e da Secretaria Estadual da Educação nº 01/2020, com apoio da Escola de Saúde da Unisinos.

A partir disso, foram feitas todas as adaptações dos espaços físicos e a organização das atividades acadêmicas – preparação técnica e capacitação das equipes e professores. A comunidade anchietana teve acesso a cartilhas informativas, e os colaboradores foram capacitados para atuar diante das novas regras de convivência no ambiente escolar. A preparação incluiu ainda encontros promovidos pelo GT Acolhida (formado por membros do Serviço de Orientação Educacional e Recursos Humanos) para trabalhar as emoções e, gradualmente, organizar para a volta do atendimento presencial. “Os indicadores da pesquisa e desse tempo da pandemia revelam o quanto uma escola é capaz de demonstrar como estes atributos humanos e sociais, de cuidado e organização, estão associados à sua proposta educativa e a qualidade do serviço oferecido, em todas as áreas”, completa Dário.