O olhar da religião sobre a cultura é um dos temas trabalhados pelo professor Gustavo Costa nas aulas de Ensino Religioso. Em outros tempos, os alunos fariam pesquisas e apresentariam aos colegas, mas como tornar a temática ainda mais interessante? Foi aí que o educador decidiu convidar lideranças religiosas do Grupo de Diálogo Inter-religioso para trazer suas contribuições e deixar as aulas ainda mais ricas.

A proposta desse conteúdo é relacionar a religião e a cultura, trazendo aspectos de cada uma e como pode haver diferenças dentro de uma mesma crença. “A ideia é mostrar a organização dessas religiões, seus fundamentos e diretrizes e como as pessoas podem se aprofundar mais sobre cada uma”, explica Gustavo.

O rabino Guershon Kwasniewski, que lidera a comunidade da SIBRA, e Gabriel Salum, presidente da Federação Espírita do RS já participaram das aulas ajudando a ampliar o conhecimento sobre o assunto indicando livros e filmes para os alunos. O Pai Tito de Xangô fez uma abordagem sobre como a cultura brasileira é influenciada de diversas formas pelas religiões de matriz africana. “Dessa forma, os alunos acabam entrando em contato com diversas culturas por meio da religião, expandindo ainda mais seus horizontes”, completa Gustavo.

A última aula contou com a presença do professor de História Ramiro Bicca, que bateu um papo com os alunos sobre a influência da música no desenvolvimento cultural e a relação entre música e religião ao longo da história.