1º Ano do Ensino Fundamental I

O 1º Ano tem como objetivo principal garantir que os alunos apropriem-se da cultura escrita e matemática, através da formulação e da reformulação de hipóteses. Busca ainda o desenvolvimento das múltiplas formas de comunicação, de expressão, de criação e de movimento para a compreensão do ambiente natural e social, a partir de vivências lúdicas, fortalecendo vínculos na perspectiva da autonomia moral e intelectual.

O 1º Ano do Ensino Fundamental de 9 anos qualifica o ensino e a aprendizagem dos conteúdos da alfabetização e do letramento, mas não se restringe exclusivamente à alfabetização das crianças de seis anos de idade. Por isso, o trabalho pedagógico desenvolvido pelo Colégio Anchieta assegura o estudo das diversas formas de expressão, mediante a proposição de jogos e brincadeiras adequadas à faixa etária, desenhos espontâneos, como também assegura um ambiente alfabetizador, lúdico onde haja espaço para que a oralidade seja a tônica do trabalho didático a ser desenvolvido.

No Colégio, portanto, interagem com experiências culturais de leitura e escrita de diferentes portadores de textos (palavras escritas em diferentes suportes, como placas, outdoors, rótulos de embalagens; escutam histórias lidas por outras pessoas, etc) favorecendo e ampliando suas capacidades de compreensão, de produção de textos orais e escritos, constituindo-se como sujeitos letrados.

Para dar conta desses objetivos, no 1º Ano, a temática integradora de estudos é o conceito de COMUNICAÇÃO. A escolha dessa temática deve-se ao fato de que, ao iniciarem a alfabetização e o letramento, os alunos ampliam a sua capacidade de comunicação, ou seja, adquirem uma nova forma de se comunicar (a escrita e a leitura). Além disso, a alfabetização, vista como uma questão mais ampla, indica que o aluno está aprendendo, não apenas os signos alfabéticos, mas também fazendo uma leitura da vida, da ciência, da sociedade e de valores.
Durante o ano, são desenvolvidos vários projetos interdisciplinares:

a) Projeto Os Cinco Sentidos
Este projeto tem como objetivo levar o aluno a perceber o ambiente através dos órgãos dos sentidos, participando de diferentes experiências sensoriais. Envolve a visita de estudos num espaço onde as crianças fazem experiências utilizando os cinco sentidos, tais como: Labirinto das Sensações, experiências acústicas e visuais, degustação de alimentos, etc.

b) Projeto de Leitura
É um projeto lançado durante a Semana Literária, o qual está dividido em duas etapas: Projeto Literário do 1º ano e Rodízio de Livros.
O Projeto Literário do 1º Ano é desenvolvido a partir de um livro de literatura infantil, envolvendo a temática da amizade, sendo adotado por todos os alunos.
O Rodízio de Livros é um projeto no qual cada aluno adquire um livro, conforme indicação da professora e, semanalmente, leva um dos mesmos, a sua escolha, realizando atividades em casa com ou sem auxílio de um familiar. Essas atividades visam à utilização de materiais diversos, criatividade e posicionamento crítico frente às histórias lidas.

c) Projeto Comunicação
Comunicação é o tema norteador do trabalho desenvolvido no 1º ano. Para tanto, desenvolvem-se atividades concretas que contemplem as diferentes formas de comunicação, a evolução e influência exercida pelos meios de comunicação na vida das pessoas. É um projeto desenvolvido no decorrer do ano, ocorrendo em diferentes momentos:
Evolução dos Meios de Comunicação: visita de estudo a espaços que privilegiem o contato com meios de comunicação antigos.
Visita a uma Empresa ligada à comunicação (gráfica, televisão, rádio, jornal…), conforme a disponibilidade das mesmas.

d) Espaços Temáticos
São formas lúdicas de promover vivências em espaços diferenciados a fim de despertar o interesse dos alunos por assuntos diversos que privilegiam a imaginação e o jogo simbólico para trabalhar os conteúdos de forma interdisciplinar.
Para conduzir este trabalho, alguns espaços temáticos são planejados e construídos pelas professoras, tais como: salas ambientes e sessões historiadas realizadas em diferentes locais da escola (museu, bosque, matão, etc.).

e) Projeto Semana Farroupilha
Esse projeto se concretiza através do momento cívico, da degustação de comidas e audição de músicas típicas; roda de chimarrão; uso de vestimentas típicas; apresentação de danças; brincadeiras tradicionais, tem como objetivo proporcionar aos alunos uma vivência de conhecimento e aproximação maior da cultura e das tradições do povo rio-grandense.

f) Gestos Concretos
São momentos de sensibilização com o objetivo de aproximar diferentes realidades sociais, através do desenvolvimento de estratégias de Ensino Religioso que envolvam a partilha.

g) Projeto Vernissage
A partir do estudo da vida de obra de artistas plásticos consagrados, os alunos são convidados a realizarem uma reflexão sobre a relação entre a arte a vida das pessoas, buscando integrá-las de forma lúdica e prazerosa.