5º Ano do Ensino Fundamental I

O 5º Ano é o encerramento de uma etapa dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, por isso tem características específicas e procura ampliar e aprofundar conceitos, considerando as aprendizagens realizadas nos anos anteriores. Ao mesmo tempo, é um ano de transição para os Anos Finais do Ensino Fundamental; nesse sentido, foi estruturado com o objetivo de não provocar rupturas acentuadas na construção cognitiva e relacional dos alunos ao longo da sua caminhada acadêmica no Colégio.

O aluno, a partir do 5º Ano, é orientado por uma equipe de professores específicos para cada componente curricular. Nessa proposta educativa, buscamos a formação integral do estudante, com a ampliação dos estudos nas diversas áreas do conhecimento quanto aos conceitos pertinentes às disciplinas curriculares.

O diálogo entre os professores possibilita parcerias e fundamenta um trabalho interdisciplinar com o conhecimento, possibilitando trocas de planejamentos, de estratégias coletivas e de informações no cotidiano do trabalho. Além disso, os vários olhares sobre a produção e o desenvolvimento dos alunos é um elemento enriquecedor do processo de ensino-aprendizagem.

Com essa dinâmica, há a preocupação em desenvolver processos em que a autonomia e a responsabilidade sejam elementos primordiais. Assim, através da mediação dos professores e orientadores, que exercem acompanhamento permanente, os alunos aprendem formas de se organizar e gerir seu tempo, a fim de criar hábitos de estudos eficazes, aprendendo a ser autônomos e capazes de resolver os desafios naturais do curso de vida. Durante o ano, são desenvolvidos diversos projetos, entre eles:

a) Projeto Hello! Tem alguém aí?

Pensando em promover a formação integral do aluno anchietano, os professores e a equipe do 5º Ano organizaram uma atividade especial no Morro do Sabiá, um projeto de todos os componentes curriculares, que objetiva propiciar ao estudante momentos de integração, contato com a natureza, reflexão sobre a vida, crescimento na sua relação com Deus, além de oficinas pedagógicas.

Nesta vivência no espaço do Morro*, os alunos experimentam: a reflexão e a convivência, a partir da jornada de formação com as orientadoras do SOE e do SOREP; a contemplação do espaço natural e a subjetividade do olhar, com as professoras de Português, na oficina de fotografia; a imaginação da mitologia e a relação com os conflitos e emoções humanas, por meio do teatro de sombras e do estudo de mapas de constelações, organizados pela professora de Ciências; a observação dos astros e do espaço a nossa volta, durante a atividade com telescópios guiada pelo professor de Geografia.

*não está sendo realizada devido à pandemia

b) Projeto Uma Noite no Museu

No Projeto Uma Noite no Museu, os alunos se aventuram num tour de conhecimento pelo Museu Anchieta de Ciências Naturais e outros espaços do Colégio, em atividades transdisciplinares com assuntos que envolvem Ciências, História, Geografia, Arte, com o objetivo de despertar a curiosidade e a reflexão crítica dos alunos sobre Evolução humana e terrestre.

c) Projeto Clube da Leitura

O 5º Ano participa do Clube da Leitura, que consiste na retirada de livros na Biblioteca Central do Colégio Anchieta e na leitura e realização de trabalhos orientados pelas professoras de Língua Portuguesa. Com essa dinâmica, o objetivo principal do projeto é oferecer ao aluno uma gama de opções de literatura, contando com obras de variados gêneros e origens, buscando o desenvolvimento do prazer da leitura.