3º Ano do Ensino Fundamental I

O 3º Ano tem como objetivo a consolidação e a sistematização dos conhecimentos relacionados à leitura e à escrita, quanto aos aspectos de estrutura, coerência e coesão textual, bem como a ampliação dos conceitos matemáticos da adição, subtração e multiplicação, introduzindo a ideia da divisão.

Um dos enfoques do 3º Ano, refere-se à cidade de Porto Alegre, sua história, sua cultura e seus problemas, visando proporcionar aos alunos conhecimentos sobre o lugar em que vivem.

Sendo a temática integradora de estudos do 3º ano o conceito de PRESERVAÇÃO, é organizado um grande projeto sobre o meio ambiente, abordando questões relacionadas ao lixo (separação, coleta e destino correto). Realiza-se ainda, a coleta de lixo orgânico para a organização de uma composteira cujo resultado, adubará os canteiros para o plantio na horta. Trabalha-se também com o solo (formação, composição, importância e preservação), com a água (estados físicos, ciclo, importância, poluição e cuidados) e com as plantas (características, plantio).

Durante o ano são desenvolvidos diversos projetos interdisciplinares:

a) Projeto Porto Alegre: “conhecendo um pouco de nossa cidade”
O Projeto “Conhecendo Porto Alegre” é desenvolvido nas turmas do 3º ano, ao longo de todo o ano letivo. Ele tem por objetivo conhecer a história de Porto Alegre, resgatando a memória de tempos passados, relacionando-a com o cotidiano da cidade recente, através de fotos, literatura, documentários e pesquisas. Dentro de nossas atividades envolvendo Porto Alegre, também buscamos a conscientização dos cuidados para com a nossa cidade, além de introduzir conceitos de educação ambiental e de cidadania, para que os alunos possam perceber-se como cidadãos responsáveis pela construção e reconstrução histórica. Este projeto tem como culminância, uma visita de estudos* pelos principais monumentos históricos e pontos turísticos de nossa cidade, oportunizando que os alunos vivenciem, de fato, tudo aquilo que foi trabalhado e desenvolvido em sala de aula.

*não está sendo realizada devido à pandemia

b) Projeto Rincão Gaia
O Projeto “Rincão Gaia” é desenvolvido nas turmas do 3º ano, ao longo de todo ano, sendo formado por miniprojetos, abordando temas específicos do processo de Educação Ambiental, como água, compostagem, horta, solo, lixo e minhocário. Estes miniprojetos são desenvolvidos em sala de aula, bem como em outros ambientes da escola com o objetivo dos alunos perceberem-se integrantes do meio ambiente e com a capacidade de atuar positivamente em prol dele. O projeto tem como culminância a visita de estudos* à reserva ambiental “Rincão Gaia”, que oportuniza aos alunos fazer uma relação do local visitado com o papel do ser humano na teia da vida, através do convívio harmônico com o ambiente do qual fazem parte. Os alunos vivenciam, por meio de práticas, tudo o que foi desenvolvido e trabalhado em sala de aula. Conhecem, por exemplo, uma produção orgânica de alimentos, o destino adequado de resíduos sólidos e líquidos, e ainda alternativas positivas para o uso de energia. Através deste projeto busca-se uma consciência ambiental, reconhecendo o papel de cada um na proteção do meio ambiente, para uma vida em harmonia no Planeta Terra.

*não está sendo realizada devido à pandemia

c) Projeto de Leitura
É um projeto lançado durante a Semana Literária, o qual está dividido em duas etapas: Projeto Literário de Turma e Rodízio de Livros.
O Projeto Literário de Turma é desenvolvido a partir de livros de literatura infantil adotados por todos os alunos, no qual desenvolve-se atividades que despertem o prazer pela leitura.

O Rodízio de Livros é um projeto no qual cada aluno adquire dois livros, conforme indicação da professora e, semanalmente, leva um exemplar para casa realizando atividades com ou sem auxílio de um familiar. Essas atividades visam à utilização de materiais diversos, criatividade e posicionamento crítico frente às histórias lidas, além de incentivar o gosto pela leitura.

d) Espaços Temáticos
São formas lúdicas de promover vivências em espaços diferenciados a fim de despertar o interesse dos alunos por assuntos diversos que privilegiam a imaginação e o jogo simbólico para trabalhar os conteúdos de forma interdisciplinar.

Para conduzir este trabalho, alguns espaços temáticos são planejados e construídos pelas professoras, tais como: salas ambientes e sessões historiadas realizadas em diferentes locais da escola (museu, bosque, matão, etc.).

e) Projeto Semana Farroupilha
Esse projeto se concretiza através do momento cívico, da degustação de comidas e audição de músicas típicas; roda de chimarrão; uso de vestimentas típicas; apresentação de danças; brincadeiras tradicionais, tem como objetivo proporcionar aos alunos uma vivência de conhecimento e aproximação maior da cultura e das tradições do povo rio-grandense.

f) Gestos Concretos
São momentos de sensibilização com o objetivo de aproximar diferentes realidades sociais, através do desenvolvimento de estratégias de Ensino Religioso, nos quais os alunos são convidados a realizar alguns gestos concretos que envolvam a partilha.